Porção Diária do Conhecimento

” Se você julga as pessoas, não tem tempo de amá-las ”
Mark Twain

Peso ou equívoco?
Luiz Carlos Prates
O que é Verdade? Fiz, dia destes, essa pergunta a uma professora de Filosofia a quem entrevistei no programa Notícia na Tarde, na Rádio CBN/Diário, emissora do Grupo RBS em Florianópolis. Repasso a pergunta à leitora: o que é Verdade? A resposta a essa pergunta dá a volta no quarteirão, e depois de dar a volta ao mundo acaba no mesmo lugar: o que é Verdade?

Antes de dizer como defino verdade, preciso contar uma história, uma história não, uma reportagem. Foi vendo essa reportagem que me lembrei da professora da entrevista. A tal reportagem era sobre o peso das bolsas de mulheres e de homens. Homens usam bolsas, sim, e usam também e ainda aquelas 007 do tempo do epa… De um modo ou de outro, o assunto era a danação que o peso dessas bolsas causam à saúde. Todas as bolsas são bandidas, todas, todas nos entortam para um lado ou para outro, ainda que aparentemente sejam leves ou inofensivas.

Pois bem, uma repórter estava numa avenida no centro de São Paulo ouvindo pessoas que passavam com suas bolsas. Lá pelas tantas, uma moça foi parada e teve sua bolsa pesada. Pesava 2,7 quilos. Muito peso. A repórter perguntou à moça se podia abrir a bolsa e ver o que tinha dentro. A dona da bolsa revirou os olhos, como que pensando sobre o que havia dentro dela, e concordou: pode abri-la. Tinha um estojo de maquilagem, uma bolsinha, chaveiro, e mais aquelas bobagens todas e inúteis que as mulheres carregam em suas bolsas. Mas, e era aqui que eu queria chegar, havia também dentro da bolsa, um dicionário de inglês.

A repórter se surpreendeu, um dicionário, ora, um dicionário! Foi um espanto, quase chamaram a polícia, a Defesa Civil não pôde vir, estava ocupada, mas parece até que ligaram para o Obama, imagine, uma moça com um dicionário na bolsa. O pior de tudo, leitora, o pior de tudo, foi que por ter sido constatado que a bolsa estava pesada demais, 2,7 quilos, a dona da bolsa disse que a iria esvaziar um pouco, deixá-la mais leve daquele momento em diante. Tirou o dicionário e disse que não o levaria mais.

Santo Deus, deixou o estojo de maquilagem e abandonou o que de fato a podia fazer “linda” para toda a vida: o dicionário. É isso, voltando ao início da conversa, Verdade é um ponto de vista, é aquilo no que cremos. A moça acreditou que o peso de sua bolsa era o dicionário. E aí estava a “verdade” dela, um equívoco. Não existe a Verdade, existem os nossos pontos de vista. Só há uma verdade, Deus.

Completo essas palavras: “Disse Jesus, Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por mim.” João 14:6

Uma sexta-feita vitoriosa pra você, e um agradável e excelente fim de semana!!!

Você já disse hoje a alguém que o Ama? NÃO?! Faça isso agora!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s